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PPRA
Programa de Prevenção 
de Riscos Ambienta
is

A elaboração e implementação do PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR-9) – é obrigatória a todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.

O PPRA tem por objetivo a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.

Os riscos ambientais existentes nos ambientes de trabalho e que são capazes de causar danos à saúde do trabalhador, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são divididos em três tipos:

- agentes físicos (ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som);

- químicos
(compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão);

- biológicos
(bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros).

As ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle.