conheça os
DORTs

Distúrbios Osteomusculares
Relacionados ao Trabalho
clique aqui  
Informações Úteis
E-mail: saviowork@saviowork.com.br
PABX: (11) 3257-2532
End.: Av. Ipiranga, 337 - cjs. 31 e 32 - São Paulo - SP

 

LER/DORT

Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho
é uma síndrome relacionada ao trabalho caracterizada pela ocorrência de vários sintomas concomitantes ou não, tais como: dor,  formigamentos, sensação de peso, fadiga, de aparecimento insidioso geralmente nos membros superiores, mas podendo acometer os membros inferiores. Exemplo: tenossinovites, sinovites, compressão de nervos periféricos, síndromes miofaciais.

São resultados da combinação da sobrecarga das estruturas anatômicas do sistema osteomuscular com  a falta de tempo para sua recuperação. A sobrecarga pode ocorrer seja pela utilização excessiva de determinados grupos musculares em movimentos repetitivos, seja pela permanência de segmentos do corpo em determinadas posições por tempo prolongado, particularmente quando essas posições exigem esforço ou resistência das estruturas músculo-esqueléticas contra a gravidade. Frequentemente são causas de incapacidade laboral temporária  ou permanentes
A necessidade de concentração e atenção do trabalhador para realizar suas atividades e a tensão imposta pela organização  do trabalho são fatores que interferem de forma significativa para a ocorrência de LER/DORT.